sábado, 24 de janeiro de 2015

Opinião -> Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Autor: J. K. Rowling
Editora: Editorial Presença


SinopseDaquela vez Harry Potter não conseguira conter-se. Quebrara uma das regras principais de Hogwarts - não exercer técnicas de feitiçaria fora dos muros da escola. Mas aquela detestável Tia Marge merecia permanecer umas boas horas suspensa no tecto da sala dos Dursleys, inchada como um balão. Além disso já faltavam poucos dias para recomeçar as aulas. Mas o seu terceiro ano não irá ser fácil. Da prisão de Azkaban fugira o feroz Sirus Black, um dos mais fiéis seguidores do assustador Lord Voldemort para o que Harry Potter continuava a ser o alvo favorito. O pior é que o herói de J. K. Rowling começa a suspeitar da existência de um traidor entre os seus próprios amigos... O regresso da personagem fantástica que está a conquistar leitores em todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.


A minha opinião:

Reli este livro no seguimento deste desafio literário a que me propus. 

Em Dezembro deu-me uma vontade tão forte de ver os filmes e como as saudades eram mais do que muitas, depois de os ver decidi pegar nos livros para relembrar certos pormenores que são modificados e esquecidos no filme. Li os dois primeiros (Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara dos segredos) no mês passado e este mês reli o terceiro.
E o que é que posso dizer deste maravilhoso livro? 

Quinze anos depois de o ter lido pela primeira vez, continua a ser o meu preferido de toda a saga (muito próximo do Harry Potter e a Ordem de Fénix).

Basta uma palavra para descrever o que sinto: Sirius! *_* 
E surge aqui também o Lupin, que é uma personagem maravilhosa, de quem gosto tanto.
 
Só depois de ter relido este livro, é que me apercebi das inúmeras diferenças entre o livro e o filme. Ok, existem sempre diferenças, mas aqui s
ão diferenças tão acentuadas, que o filme não faz de todo jus ao livro. 

Como por exemplo, a hilariante conversa telefónica entre Ron e Harry durante as férias de verão, que não aparece de todo no filme; a viagem de Harry no Night Bus que é em muito diferente; o papel desempenhado por Crookshanks (gato da Hermione, que só é comprado por ela neste livro), em que Crookshanks é quase o braço direito do Sirius; o próprio Sirius, que quase não se destaca no filme; a história por detrás do Marauders Map que só é contada no livro, e que para mim é tão importante...  Fora inúmeros outros pormenores (como a oferta da Firebolt ao Harry).

Enfim, quem me dera que o filme fosse tão completo como o livro, porque teria muito mais qualidade. 

Por todos estes motivos, e muitos mais que este meu entusiasmo não deixa expressar, este é um livro de leitura OBRIGATÓRIA!

Foi bom relê-lo e matar saudades, venha o próximo!

Como não podia deixar de ser, este leva 5 estrelas! 

*****

2 comentários:

  1. Ois,

    Ai à tanto tempo que li este livrinho, bom para matar saudades sem duvida :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ando a reler esta saga mas na versão original. Só me lembro bem dos filmes, que perdem tanto para os livros!!

    ResponderEliminar