terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Opinião -> A Filha da Profecia

Título Original: Child of the Prophecy
Autor: Juliet Marillier
Editora: Bertrand Editora

Sinopse: Fainne foi criada numa enseada isolada na costa de Kerry, com uma infância dominada pela solidão. Mas o pai, filho exilado de Sevenwaters, ensina-lhe tudo o que sabe sobre as artes mágicas. Esta existência pacífica será ameaçada em breve, e a vida de Fainne jamais será a mesma, quando a avó, a temida feiticeira Lady Oonagh, se impõe na sua vida. Com a perversidade que a caracteriza, a feiticeira conta a Fainne que tem um legado terrível: o sangue de uma linhagem maldita de feiticeiros e foras-da-lei, incutindo nela um sentimento de ódio profundo e, ao mesmo tempo, a execução de uma tarefa que deixa a jovem aterrorizada. Enviada para Sevenwaters, com objectivo de destruí-la, vai usar todos os seus poderes mágicos, para impedir o cumprimento de uma profecia.

A minha opinião: 

Mais uma releitura e mais um livro excelente, que conclui esta trilogia maravilhosa, dando as respostas às questões que se encontravam em aberto após "O Filho das Sombras".

Este livro é narrado por Fainne, filha de Niamh e de Ciarán, que cresceu isolada com o seu pai em Kerry, afastada de Sevenwaters,tendo como único amigo Darragh, um nómada, com quem convive apenas no verão. Fainne teve uma educação rigorosa e direccionada para o domínio da Arte.

Quando Lady Oonagh, a sua avó, reaparece na sua vida, manda-a para Sevenwaters, entregando-lhe um fardo pesado e enorme de mais para a sua idade, o qual só consegue suportar graças ao ensinamento exigente do seu pai. Vive um dilema constante ao longo do livro, tendo de tomar difíceis decisões, que lhe foram incutidas como sendo certas, mas que no seu coração sente não passarem de erros. E é este o caminho que percorre ao longo da narrativa, repleto de boas e más escolhas e de erros que a fazem crescer e ficar cada vez mais forte.

Foi bom reencontrar personagens que me foram tão queridas no livro anterior, especialmente Finbar que aqui assumiu maior destaque, e foi especialmente interessante "ver" estas personagens pelos olhos de Fainne, que é impelida pela avó a odiá-los antes mesmo de os conhecer.

É um livro que começa com um ritmo bastante lento, mas que mais tarde percebemos ser necessário, e, à semelhança dos anteriores, à medida que os capítulos finais de se aproximam é impossível largar.

Esperava mais da luta final, assim como um final diferente para a protagonista. Gostei especialmente de Darragh, um personagem tão diferente dos anteriores, e esperava que a sua relação com Fainne tivesse sido mais desenvolvida. Não gostei muito do destino dado a Fainne, acho que merecia mais, depois de tudo por que passou, embora compreenda o porquê do final escolhido e faça todo o sentido.

Apesar de tudo, foi um excelente encerrar desta trilogia, onde uma vez mais Juliet Marillier nos consegue prender com a sua escrita, fazendo-nos rir e sofrer com os personagens.Como não podia deixar de ser, é um livro 5 estrelas. 
*****

10 comentários:

  1. Olá,

    Só de estar a reler estes comentários a esta trilogia até fico cheio de saudades, mas infelizmente não consigo reler livros, mas se algum dia o fizer estes serão uns deles, não fosse eu o corvo fiacha ehehe

    Ainda tive o meu papel nesta trilogia :D

    Bjs e boas leituras, a ver se passo cá mais vezes ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha, é verdade esta é uma trilogia que merece ser lida e relida!
    É verdade, o que me chamou no teu blogue foi mesmo o nome ;) ou não fosse eu uma fão da Juliet.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem e tens que ler os restantes livros dela, quer a Saga das Ilhas Brilhantes quer as Crónicas de Bridei não ficam atrás de Sevenwaters, muito bom ;)

    Vou colocar o link do teu blog para que sempre que tiveres novas vir cá ;)

    E a Juliet é tão mas tão simpática, já tive o prazer de estar com ela pessoalmente e é única :D

    ResponderEliminar
  4. Acredito. Gostava tanto de a ter conhecido! Talvez um dia ;)
    Já li a Shadowfell e também gostei muito, talvez a próxima seja a saga das Ilhas Brilhantes.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso dizem que essa trilogia volta a ter a magia das sagas /trilogias que referi em cima, mas que o livro final não está tão bem conseguido, nisto nada como lermos e sabermos por nos, seja como for sendo Juliet é bom :D

    Se um dia ela cá voltar devias apostar nisso, um dia muito bem passado, tira fotos contigo, assina os teus livros, almoça contigo, senta-se contigo na relva, vai passear (ainda fotos ao Oceanário) e sempre numa excelente onda, uma senhora só te digo ;)

    ResponderEliminar
  6. Isso é excelente! Espero que ela cá volte, agora que ando mais neste mundo a ver se ando informada.

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Ainda não li nada desta autora mas há vários blogues que a tem como uma das autoras favoritas.
    Tenho mesmo de ler alguns livros desta autora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Tânia, aconselho vivamente esta autora. Já li duas trilogias dela e não me desiludiram, são mesmo muito boas!!!

    ResponderEliminar
  9. Ando à muito tempo para experimentar esta escritora mas tenho um certo receio de me desiludir, não sei bem porquê mas parece uma leitura complexa.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  10. Leitora devias mesmo experimentar, é uma leitura bastante agradável!

    ResponderEliminar