segunda-feira, 27 de abril de 2015

Seres Mágicos em Portugal

Título Original: Seres Mágicos em Portugal
Autor: Vanessa Fidalgo
Editora: A Esfera dos Livros
Sinopse: Dona Adelina conta-nos a história do lobisomem que na freguesia da Bemposta corria ruas pela noite fora estragando o pão que cozia de madrugada nos fornos e assustando os mais novos e indefesos. Na ilha do Pico, Açores, o dia 2 de Fevereiro de cada ano era dia para ficar em casa. Homens, mulheres e crianças trancavam-se a sete chaves e protegiam-se comendo alhos. Lá fora os labregos, uma espécie de duendes, saíam das águas salgadas do mar para nos próximos meses viverem escondidos nos matos verdejantes da ilha. Nas serras de Arruda dos Vinhos é bem conhecida a história de um gigante terrível, que, de tão grande e violento, aterrorizava as povoações da região. Em Santa Maria, nos Açores, o povo garante que as jovens de cabelo vermelho que ainda hoje por lá moram são descendentes de uma jovem e bela sereia que caiu de amores nos braços do filho de um pescador. Fadas, duendes, gigantes, olharapos, lobisomens, trasgos, sereias entre outras, são algumas das criaturas mágicas que habitam o nosso país, o nosso imaginário e que vai conhecer ao longo das páginas deste livro. Depois dos seus anteriores livros Histórias de um Portugal Assombrado e 101 Lugares para Ter Medo em Portugal, a jornalista Vanessa Fidalgo percorreu o país, de lés-a-lés, visitou bibliotecas locais à descoberta de histórias, ouviu relatos e entrevistou dezenas de pessoas para resgatar a nossa rica tradição oral. O resultado é este original livro onde a imaginação e o fantástico ganham protagonismo, numa história que não consta nos manuais escolares, mas que faz parte do nosso país e das nossas tradições.


Este livro lindo chegou cá a casa na semana passada, resultado de um passatempo que ganhei no blogue A Guerra dos Sonos (cujo nome me remete logo para George R. R, Martin, vá-se lá saber porquê) e fiquei tão mas tão feliz! 

Mais uma vez agradeço à dona do blogue, a Cátia, que é super simpática e uma apaixonada por Geocaching como eu.

Aproveitem para visitar o blogue dela, onde vão encontrar, para além de posts sobre livros e opiniões literárias,  uma panóplia de outras divagações e episódios que lhe acontecem no dia a dia. É um blogue que recomendo vivamente! 

Podem visitá-lo aqui.

5 comentários:

  1. Ois,

    Antes demais parabéns por teres sido a vencedora e confirmo a Catia é uma pessoa impecável, até já fez mensagens no meu blog ehehe

    Bjs ba semana e espero que gostes do livro :)

    ResponderEliminar
  2. Olá :D

    Obrigado pelos elogios.
    Tens razão A guerra dos Tronos é a razão do nome do blogue, estava viciada na série e tenho a mania de andar sempre a fazer trocadilhos, saiu a meio de uma conversa e ficou mesmo isso :P (podia dar para pior)

    Já estou a seguir o teu blogue.
    Espero que gostes do livro, parece muito fixe e reparei que tem uma história sobre Marialva, onde fiz a cache 300 (sai post brevemente).

    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Já ando de olho neste livro desde que ele saiu e ainda não o comprei.
    Eu adoro este tipo de lendas que passam dos mais velhos para os mais novos.
    A autora tem mais livros sobre locais assombrados e o melhor de tudo é que se passa em Portugal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiacha: É verdade, já li posts dela para o teu blog :)

    Cátia: E saiu um trocadilho bem engraçado.

    Tânia: Pois é, tenho imensa curiosidade em ler esses livros sobre locais assombrados ;)

    ResponderEliminar
  5. Que sortuda... por acaso é um livro que também tenho curiosidade em ler :)

    ResponderEliminar